O XLII Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado de quinta-feira (6/7) a domingo (9/7), no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, será uma ótima oportunidade para os atletas tentarem os índices exigidos ou somar pontos para o Ranking da World Athletics, visando o Campeonato Mundial de Budapeste na Hungria, de 19 a 27 de agosto, e os Jogos Olímpicos de Paris-2024, na França.
O evento, considerado o principal entre equipes da América Latina, também será seletivo para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que será disputado de 28 a 30 de julho, no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. Todos os ganhadores das provas individuais (masculinas e femininas) do Troféu Brasil serão chamados para a seleção brasileira para o Sul-Americano, assim como os líderes do Ranking Nacional no período de 1 de janeiro a 9 de julho de 2023. Em caso de o vencedor ser o líder, será chamado o vice-campeão de Cuiabá.
A qualificação para o Mundial terminou para a maratona e a marcha de 35 km no dia 30 de maio. Em todas as outras provas, o prazo final para índices e pontos ao Mundial de Budapeste é dia de 30 julho.
Para a Olimpíada de Paris, o período de qualificação no caso da maratona começou no dia 1 de novembro de 2022 e vai até 30 de abril de 2024. Nos 10.000 m, combinadas (decatlo e heptatlo), marchas e revezamentos, o prazo iniciou em 31 de dezembro de 2022 e vai até 30 de junho de 2024, mesma data em que se encerra o prazo para todas as competições de pista e de campo. A janela de qualificação para essas provas começou no sábado, dia 1 de julho.
Entre os muitos atletas que lutarão por vitórias na UFMT estará a paranaense Tatiane Raquel da Silva (IPEC-PR). Aos 33 anos, a atleta voltou nesta segunda-feira (3/7) ao Brasil, depois de uma temporada na Europa, onde buscou acumular pontos no Ranking. “Viajo na quarta-feira (5/7) para Cuiabá. Apesar de sentir um pouco a mudança do fuso horário, espero fazer uma boa competição. Estou bem e a preparação na Europa foi muito boa”, disse a atleta, que representou o País nos Jogos de Tóquio-2021 e no Mundial do Oregon-2022.
Líder do ranking brasileiro dos 1.500 m (4:14.12) e dos 3.000 m com obstáculos (9:24.75), tempos obtidos em Lisboa (POR) e Budapeste (HUN), respectivamente, em junho, ela é bem experiente: tem no currículo nove vitórias nos 3.000 m com obstáculos, cinco nos 1.500 m e uma nos 5.000 m no Troféu Brasil.
Mais informações como programa horário, participantes e o manual técnico podem ser acessadas no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI
O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.