É até difícil para Fabiana Murer escolher qual a sua edição inesquecível do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa. Mas a ex-atleta do salto com vara gosta de recordar da competição de 2009, disputada no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Há 14 anos, ela bateu o recorde sul-americano da prova, com 4,82 m, marca que lhe colocou na liderança do ranking mundial. Mas, tão importante quanto isso, foi assegurar a vitória do Troféu para sua equipe, a BM&FBovespa.
"Eu tenho ótimas lembranças de várias edições do Troféu Brasil, mas sempre tem aquele que marca mais. Eu sempre gostei muito de representar minha equipe, era legal ter os familiares e os amigos assistindo. O de 2009 foi muito legal, também porque foi no Rio de Janeiro, em um estádio que eu gostava muito de competir", lembra Fabiana sobre o estádio em que foi campeã do Pan, em 2007.
Fabiana conta que a disputa foi muito empolgante. Naquele ano, a BM&FBovespa disputou o título ponto a ponto com a Rede Atletismo. O salto com vara feminino foi a última prova da competição. Vencer a prova era importante, claro. Mas o recorde ainda daria pontos extras ao seu time.
"O recorde foi essencial para que a BM&F ganhasse. Foi muito legal porque todos da equipe estavam muito unidos, torcendo. Foi realmente marcante, ainda mais com o recorde. Eu saltei 4,82 m, na última tentativa, uma marca super expressiva. Foi muito emocionante cair no colchão depois desse salto, com todo mundo gritando."
A primeira vez que Fabiana bateu um recorde sul-americano do salto com vara no Troféu Brasil foi em 2008, no Ibirapuera, quando alcançou a marca de 4,80 m. Depois chegou a 4,82 m em 2009. E alcançou o grande feito de um novo recorde sul-americano no último ano de sua carreira: em 2016, marcou 4,87 m no Troféu Brasil disputado em São Bernardo do Campo, e ainda fez tentativas com o sarrafo a 5 metros.
Os importantes recordes sul-americanos conquistados no Troféu Brasil são apenas uma pequena parte da vitoriosa carreira de Fabiana Murer, que foi duas vezes campeã mundial (Doha/2010, em pista coberta; Daegu/2011, ao ar livre) e da Diamond League (2010 e 2014).
AGENDA EM CUIABÁ - Fabiana, que deixou as pistas em 2016, faz parte do Programa Ídolos Loterias Caixa e estará em Cuiabá (MT), nesta sexta-feira (30/6), para promover a XLII edição do Troféu Brasil.
A agenda de Fabiana e do vice-presidente da CBAt e medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, inclui visitas a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) - serão recebidos pelo secretário Jefferson Neves e pelo secretário adjunto de Esportes David Moura -, e ao Palácio Pataguás/Casa Civil, para um breve encontro com o governador do Estado do Mato Grosso Mauro Mendes. Participam de entrevista no Globo Esporte e nas Escolas Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller e Várzea Grande-SESI terão encontros com crianças e jovens para contar um pouco de suas histórias no atletismo e esporte olímpico.
Pela primeira vez, o principal torneio interclubes do País será disputado na região Centro-Oeste, entre os dias 6 e 9 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, inaugurado em 2020.
"O programa Ídolos é muito importante, porque a gente consegue levar o atletismo a muita gente, divulgar, manter viva a memória dos atletas, dos resultados. E é muito interessante o Troféu ser em uma cidade que não tem muita tradição no atletismo. Isso incentiva os jovens e as crianças a verem um esporte que é diferente, desafiador. Cuiabá é um lugar quente, o que é bom para competir. Vai ser um Troféu bem legal."
O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Mais informações sobre a competição, CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.