Troféu Norte Nordeste Loterias Caixa Adulto de Atletismo
#somosatletismo #brasil

NORTE-NORDESTE

Letícia Lima é rainha do Troféu Norte-Nordeste


Assessoria de Comunicação

11 de maio



Bragança Paulista - A piauiense Letícia Maria Nonato Lima (CT Maranhão-MA), nascida em Teresina, que fica a apenas 5 km de Timon, onde vive no Maranhão, é uma das atrações do Troféu Norte-Nordeste Professor Manoel Trajano Loterias Caixa Adulto de Atletismo, que será disputado neste sábado e domingo (dias 14 e 15/5), na pista da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife.

A atleta de 21 anos, ganhadora da medalha de bronze nos 200 m dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018, já foi eleita o destaque do Troféu Norte-Nordeste diversas vezes, entre categorias de base e adulto.

“Meu objetivo é sair mais uma vez como o destaque da competição e ajudar o Maranhão. Treino muito e espero corresponder nos 100 m e nos 200 m”, disse a atleta, treinada pelo professor Antônio Nilson de Sousa.

Em 2021, por exemplo, em São Luís, Letícia venceu os 200 m com 23.82 (0.7), recorde do campeonato (melhorou sua própria marca, de 23.85, de 2018), e ainda levou mais uma medalha de ouro no revezamento 4x400 m do Maranhão, com Joelma das Neves Sousa, Ana Carolina Azevedo e Geisa Coutinho, com o tempo de 3:51.16.

Em 2020, em Recife, Letícia Lima, eleita pela terceira vez a melhor atleta do Norte-Nordeste, quando ainda representava o Ceará, venceu os 100 m, 200 m e 400 m, além de integrar o revezamento campeão do 4x100 m.

Única mulher brasileira a subir no pódio de uma prova de atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição dedicada a jovens de até 17 anos, participou ainda do Mundial Sub-18, realizado em 2017, em Nairóbi, Quênia, e no Mundial Sub-20 de Tampere, em 2018, na Finlândia.

O treinador Antônio Nilson descobriu o potencial de Letícia, quando a menina de 12 anos venceu a prova de sua categoria na Maratoninha Caixa, em Timon, a terceira cidade mais populosa do Maranhão. “Fazia balé e soube da competição, que daria uma bicicleta de presente. Fiz alguns treinamentos, na verdade mais brincadeiras, ações lúdicas e acabei ganhando. O treinador foi conversar com minha mãe, Alexandra, e disse que eu era um ‘diamante’ que precisava ser lapidado. Acabei indo treinar e logo nas minhas primeiras competições venci o Brasileiro Sub-16 e depois foi disputar um Sul-Americano.”

O tradicional Troféu Norte-Nordeste reunirá 262 atletas de 14 Estados e dois convidados de Santa Catarina. Pernambuco, sede da competição, e Rio Grande do Norte inscreveram 36 atletas cada um – o maior número por Estado.

Mais informações, CLIQUE AQUI

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.