Bragança Paulista - Erik Cardoso (SESI-SP) e Lorraine Barbosa Martins (EC Pinheiros-SP) foram os dois atletas mais velozes do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, na tarde desta sexta-feira (5/5), em Bragança Paulista, São Paulo. A competição, que termina neste sábado (6/5), tem entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Erik venceu com 10.26 (-1,3 m/s), com Rodrigo do Nascimento (Pinheiros-SP) em segundo (10.28) e Felipe Bardi (SESI-SP) em terceiro (10.30). “Foi a melhor prova do ano até aqui. Eu fiz 10.14 na semifinal, 10.26 na final. Mas o objetivo é melhorar a minha marca pessoal de 10.01. Se Deus quiser eu vou melhorar e assim como consequência fazer o índice para o Mundial e a Olimpíada”, afirmou Erik, referindo-se ao Mundial de Budapeste, na Hungria, de 17 a 29 de agosto, e aos Jogos de Paris-2024. Erik, de 23 anos, treina com Darci Ferreira no Sesi, em Santo André.
Erik fez a segunda melhor marca do ano no Brasil, na semifinal, com o tempo de 10.14 – atrás somente de Felipe Bardi, seu companheiro de clube, que correu a prova em 10.07 (1.0), no dia 15 de abril, no 1º Desafio CBAt/CPB, também em São Paulo. Paulo André Camilo de Oliveira correu 10.18 em sua volta às pistas no Desafio CBAt/CPB no dia 30 de abril.
Nos 100 m feminino, Lorraine Martins venceu com 11.41 (-1.9). "Errei um pouco, me desequilibrei. Mas o meu objetivo, com o Renan Valdiero, meu treinador, era acertar a técnica da prova. Esse é o nosso momento de errar e corrigir", disse Lorraine, de 23 anos, que vai correr os 100 m, os 200 m e integrar o revezamento 4x100 m no Torneio Internacional Loterias Caixa de Atletismo, no domingo (7/5) e no Grande Prêmio Brasil, na quarta-feira (10/5), em São Paulo, antes de seguir para a Europa no dia 19. "Quero buscar o índice para o Mundial de Budapeste nos 200 m ou posição no Ranking", afirmou.
Lorraine disse também que o revezamento 4x100 m feminino vai brigar por vaga no Mundial de Budapeste. "Desde 2019 a gente não disputa e não consegue correr abaixo de 43 segundos. Em Doha, fizemos 42 s, mas fomos desqualificados no Mundial de Revezamento da Silésia e não tivemos marca para o Mundial do Oregon. Temos os dois GPS e o Sul-Americano para nos colocarmos bem no Ranking", completou.
Gabriela Silva Mourão (Pinheiros) ficou em segundo lugar no torneio, com 11.59, seguida de Gabriela Aline Grunow (IABC/FMEBC-SC), com 11.96.
Nas barreiras, vitória de dois atletas olímpicos: Gabriel Oliveira Constantino (Equipe Medex-RJ), com 13.72 (-1.7), nos 110 m, e de Ketiley Batista (ASPMP-SP), com 13.59 (-1.9), nos 100 m.
Todos os resultados estão disponíveis no hotsite da competição.
SERVIÇO - O Troféu Adhemar Ferreira da Silva tem entrada gratuita para o público. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança (Km 55 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira). No estádio, o público pode contar com barracas de alimentação.
Todos podem ver também pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt.
No domingo (7/5), será disputado o Torneio Internacional Loterias Caixa de Atletismo - GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, também em Bragança Paulista, com a participação de brasileiros convidados pelo Ranking Nacional e de atletas estrangeiros. E na quarta-feira, dia 10, o Grande Prêmio Brasil de Atletismo, meeting do World Athletics Continental Tour – Bronze fecha a sequência de competições no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo.
Mais informações sobre as competições como programas horários, regulamentos, atletas inscritos estão nos hotsites que podem ser acessados pela home do site da CBAt.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.