Troféu Adhemar Ferreira
#somosatletismo #brasil

TROFÉU ADHEMAR

Saem os primeiros campeões em Bragança Paulista


Assessoria de Comunicação

14 de maio



Bragança Paulista - Oito finais foram disputadas na etapa de abertura do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, com a participação de atletas de clubes e associações universitárias, neste sábado (14/5), no estádio do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. A competição prossegue até este domingo (15/5), com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Allan da Silva Wolski (Pinheiros-SP) venceu o lançamento do martelo com 70,59 m, seguido por Ralf Rei Airton de Oliveira (Orcampi-SP), com 64,02 m, e João Carlos Percegona de Souza (FECAM/ASSERCAM-PR), com 52,61 m. "Quanto ao resultado poderia ter saído um pouco mais, mas pelos treinos está para sair lá no Ibero. A preparação é para pontuar bem no Ranking Mundial no Ibero e no Troféu Brasil", disse Allan, que está de olho numa das 32 vagas de sua prova, a cota definida pela World Athletics para o Mundial de Atletismo do Oregon, na cidade de Eugene, Estados Unidos, de 15 a 24 de julho. 

Allan está na seleção brasileira que embarca na terça-feira (17/5) para o Campeonato Ibero-Americano de La Nucia, Espanha, de 20 a 22 de maio. Fez sua melhor marca da temporada na Argentina, onde foi terceiro colocado, com 73,81 m.

Mariana Grazielly Marcelino (IEMA-SP), que venceu o lançamento do martelo feminino com 66,52 m, também colocou foco no Ibero-Americano. "Eu gostei da prova porque desde o GP Brasil estava sentindo dor no pescoço, por causa de uma contratura, e hoje fiz minha segunda melhor marca do ano. Com a energia do Ibero vem esses 68 metros que a World Athletics fixou como marca mínima e depois é brigar pelos 70 metros até o Troféu Brasil", disse Mariana.

Beatriz Dias Moreira (ADC São Bernardo-SP) ficou em segundo lugar no lançamento do martelo, com 54,17 m, e Graciely Pereira (Pinzan Instituto) em terceiro lugar, com 49,30 m. 

Nos 1.500 m, as vitórias foram de Kleidiane Barbosa Jardim (Orcampi-SP), com 4:48.27, e de Leandro Alves Prates (Pinheiros-SP), com 3:58.55. Ambos ganharam com sobra e contaram que estão se preparando para o Troféu Brasil de Atletismo, em julho. "Para sair um tempo melhor precisaria ter mais competidoras, mas foi importante para dar sequência a preparação para o Troféu Brasil", disse Kleidiane. "Foi bem tranquilo. Meu objetivo é ser medalhista, se possível de ouro, no Troféu Brasil", afirmou Leandro. 

Universitários - Valdileia Martins (Orcampi-SP) ganhou o salto em altura (1,84) e Nemata Nikiema, atleta de Burkina Faso que defende a ADC São Bernardo-SP, o salto em distância (5,92 m). Entre as universitárias a federada Thalia Rafaelly Lima dos Santos, da AAAPES-Taurus de Minas Gerais - que compete pela APCEF-MG - venceu as duas provas, com 5,15 m (0.4) no salto em distância e 1,55 m no salto em altura. A potiguar mudou para Belo Horizonte para estudar medicina veterinária e compete no atletismo. 

Elmir Silva Andrade, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi o único universitário inscrito nos 110 m com barreiras - fez 15.51 -, mas comemorou a oportunidade de correr na semifinal da prova, com atletas como Jonathas Brito (CT-Maranhão-MA) e Gabriel Constantino (Instituto Correr Bem-RJ). 

Fábio Vaz, ex-atleta dos 110 m com barreiras e treinador na Atlética da Poli, uma das equipes que está disputando o Troféu Adhemar Ferreira da Silva entre os universitários, disse que esse tipo de competição com a presença dos atletas de alto rendimento de clubes e universitários federados "faz crescer a modalidade nas universidades e desperta o potencial dos atletas. Eles ficam estimulados ao participar de competições nacionais".

Todos os resultados, dos atletas de clubes e atléticas, e demais informações estão disponíveis no minissite da competição no site da CBAt: CLIQUE AQUI

Serviço - A competição está sendo realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), que fica na Estrada Antônio Franco Lima, s/n, Campo Novo, próximo ao Bragança Garden Shopping. A entrada é franca, não havendo necessidade de apresentação de ingresso. 

A CBAt sugere a doação de 1kg de alimento não perecível. Todo o arrecadado será doado para uma entidade beneficente da cidade de Bragança Paulista.

A competição de atletismo é um excelente entretenimento gratuito, mas também pode ser acompanhada ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.