Bragança Paulista - Atletas da Associação Paranaense de Atletismo Master (APRAM) ganharam destaque em suas participações na III Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista (SP). Alguns levam muito a sério a preparação para competir e têm envolvimento grande com o atletismo master. Israel Ferreira de Melo, de 64 anos, venceu os 400 m (1:04.39) e Zenaide Soares da Silva, também de 64, levou medalha de ouro no lançamento do disco (22,54 m).
Israel compete no master desde os 35 anos, é campeão mundial da categoria 50 anos e duas vezes campeão mundial indoor na categoria 55 anos. Tem também quatro vice-campeonatos nas nove edições de Mundiais que disputou, desde 1999. É profissional de Educação Física e engenheiro civil aposentado e foi atleta por Londrina - começou, aos 15 anos, chegando a ser recordista paranaense dos 400 m.
"A Taça Brasil virou referência, vem se tornando a competição mais técnica a cada edição. É importante pelos resultados para a categoria e também contribui para aumentar o número de atletas master nos eventos. Une atletas que procuram o rendimento e atletas que competem por saúde também, por qualidade de vida", disse Israel, que tem como melhor marca na categoria 60+ nos 400 m (57.39), marca obtida no Mundial Indoor de Torún (POL), em 2019.
Zenaide Sores da Silva treina no Estádio Willie Davis, de Maringá, exatamente na mesma pista em que treina o jovem campeão pan-americano do atletismo brasileiro Renan Gallina, de 19 anos. Além de vencer o disco na categoria 60+ deixa a competição com duas medalhas de prata, no lançamento do martelo e no arremesso do peso. Foi atleta - chegou a ser campeã sul-americana juvenil no disco nos anos 70 e voltou ao atletismo em 1997 para treinar com a filha. Ainda competiu no adulto até 2007 antes de entrar no master.
A bibliotecária disse que "a vida esportiva é muito gostosa, pelos amigos que se faz, pela cultura e pelos resultados também". "A gente tem objetivos, mas a briga é com o cronômetro e a trena", disse Zenaide elogiando a realização da Taça Brasil Master. "Está no nosso calendário como um ícone. Todo mundo sempre quer, eu sempre quis, fazer a competição da CBAt."
A competição, que recebeu a inscrição de 614 atletas de 121 clubes e 12 Estados brasileiros, é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM).
Todos os resultados podem ser obtidos no minissite da competição no site da CBAt.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.