São Paulo – Três atletas que representaram o Brasil no Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, em Cáli, na Colômbia, em agosto, brilharam na etapa da manhã deste sábado (10/9) na disputa do Campeonato Sul-Americano, no Estádio Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo.
Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), Júlia Ribeiro (IPEC-PR) e Vinícius Moura Galeno (CASO-DF) venceram as suas provas, garantindo mais três medalhas de ouro para o Brasil. Vanessa, que havia vencido os 100 m na sexta-feira (9/9), ganhou o salto em distância, com 6,39 m (0.4), novo recorde brasileiro sub-18, do Campeonato e a quarta melhor marca do mundo da categoria no Ranking da World Athletics.
"Não esperava melhorar minhas marcas no Sul-Americano e consegui me superar nas duas provas. Estamos no final de temporada e eu disputei muitas competições este ano", lembrou a atleta de 17 anos, que conseguiu 11.56 (0.0) nos 100 m. "Estou muito feliz com os resultados e por ter competido em casa. Isso é maravilhoso."
Vanessa disputa na próxima semana o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23, em Cuiabá (MT), e espera qualificar-se para o Sul-Americano da categoria, de 29 de setembro a 1 de outubro, em Cascavel (PR).
No salto em distância, o Brasil conseguiu mais uma dobradinha. Nayza Gabrielli Donazan (Barra Bonita-SP) ficou com a medalha de prata, com 5,85 m (-0.3), seguida da argentina Victoria Zanolli, com 5,78 m (0.5).
Nos 400 m, Júlia Ribeiro quebrou o recorde pessoal e o paranaense da categoria, com 54.17. "Esta temporada está sendo maravilhosa, com várias conquistas especiais como os dos Jogos da Juventude, na cidade argentina de Rosário, e da Gymnasíade da Normandia, na França", lembrou. "Quanto ao meu recorde nos 400 m, a ficha ainda não caiu."
A venezuelana Ibeyis Romero Celis ficou na segunda colocação, com 55.66, seguida da equatoriana Genesis Nicole Cañola Pluas, com 56.00.
Nos 400 m masculino, Vinícius confirmou o seu favoritismo, vencendo com 47.41, seguido de Tainan Zart (Chapecó-SC), com 49.05, em nova dobradinha. O argentino Ignacio Cabrera terminou em terceiro, com 49.40.
Assim como Vanessa e Júlia, Vinícius está tendo uma temporada bem agitada. Foi também campeão em Rosário e na França. Ele ocupa o segundo lugar no Ranking Mundial sub-18, com 46.68, marca que lhe garantiu também no Ranking Sul-Americano Sub-20.
"Estou muito feliz com o meu desempenho e espero continuar evoluindo. Quero muito estar já na Olimpíada de Paris-2024 e fazer história, correndo um dia na casa dos 43 segundos e brigar pelo recorde mundial", disse o brasiliense de 17 anos, que já disputou dois Mundiais Sub-20: Nairóbi-2021 e Cáli-2022. "Agora vou disputar o Brasileiro Sub-23 e tentar uma vaga no revezamento para o Sul-Americano de Cascavel."
No fim da prova Vinícius conheceu o presidente da World Athlerics Sebastian Coe. Depois de informado que falava com o dirigente máximo do atletismo mundial contou que é o segundo do Ranking Mundial nos 400 m e sobre a sua melhor marca (46.68).
O Brasil ainda conquistou medalhas de bronze no lançamento do dardo, com Isabela Rosa Dantas (ADAC-MS), com 41,92 m, e com Juliany Francisca da Costa (Cianorte-PR), com 7:33.96.
Após a segunda etapa da competição, o Brasil lidera a competição por pontos e por medalhas. Tem 121 pontos na classificação geral, seguido da Argentina (75) e do Peru (48). Por medalhas, a seleção brasileira soma 16 medalhas (5 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze. A Argentina tem 7 medalhas (4, 1 e 2) e o Peru 5 (2, 2 e 1).
SERVIÇO – Os interessados em ver o futuro do atletismo brasileiro e sul-americano poderão assistir às provas no estádio, com entrada gratuita e sem a necessidade de ingresso. O acesso ao público é pela Rua Pedro de Toledo, 1651, quase em frente ao Hospital do Servidor Público de São Paulo.
Mais informações como resultados completos e programa horário CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.