Bragança Paulista – A nova força feminina do atletismo brasileiro será colocada em prova no Campeonato Sul-Americano de Sub-18, que será realizado de sexta-feira (9/9) a domingo (11/9) no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. E elas tem tudo para conquistar medalhas e brilhar na competição.
Entre as atrações estão a paulistana Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) e a paranaense Júlia Ribeiro (IPEC-PR), que têm acumulado títulos e mais títulos em suas provas durante todo o ano de 2022.
Vanessa, orientada por Alexandre Moratto, vai competir em casa, no Centro Olímpico. Recordista brasileira sub-18 do salto em distância, com 6,35 m, a atleta ainda compete os 100 m e o revezamento 4x100 m. Vanessa foi campeã este ano dos Jogos da Juventude de Rosário, na Argentina, e da Gymnasíade da Normandia, na França, entre muitos outros títulos nacionais.
“Minhas metas são conseguir melhorar meu tempo no 100 m e minha marca no salto em distância, principalmente no distância, que é minha prova principal. Estou ansiosa e com sede para novos resultados”, disse a atleta de 17 anos. “A Vanessa está muito bem e preparada para competir”, complementou Moratto.
Júlia Ribeiro vem embalada depois de vencer os 200 m e os 400 m dos Jogos da Juventude de Aracaju, encerrados nesta segunda-feira, na pista da Universidade Tiradentes, em Sergipe. Campeã dos Jogos Sul-Americanos da Juventude em Rosário e prata na Gymnasíade da França, Júlia tem grande potencial.
“Estou muito animada e com altas expectativas para o Sul-Americano. Será uma ótima oportunidade de fazer uma boa marca e também ir em busca de uma medalha”, disse a corredora. “Acredito que as metas desse ano foram todas cumpridas, e logo após o Sul-Americano o foco é 100% no ano que vem”, concluiu a atleta, também de 17 anos, nascida em Londrina e treinada por Gilberto Miranda.
Vanessa e Júlia são apenas duas das grandes esperanças do Brasil na conquista de medalhas, assim como Pamela Nievilly (100 m com barreiras), Júlia Santos Calabretti (vara), Camila Flach (peso e disco) e Júlia Marconato Leite (heptatlo), entre muitas outras.
O Brasil participará do Campeonato Sul-Americano Sub-18 com 66 atletas – 32 no feminino e 34 no masculino. No total, a competição reunirá 273 atletas de 10 países.
O evento será aberto com a disputa de eliminatórias dos 100 m do decatloo, a partir das 14:30, logo após a cerimônia de abertura, e terminará no domingo, às 11 horas, com a final do revezamento 8x300 m misto.
SERVIÇO – Os interessados em ver o futuro do atletismo brasileiro e sul-americano poderão assistir às provas no estádio, com entrada gratuita e sem a necessidade de ingresso. O acesso ao público é pela Rua Pedro de Toledo, 1.651, quase em frente ao Hospital do Servidor Público de São Paulo.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) vão transmitir ao vivo a competição pelo YouTube das duas instituições.
Mais informações CLIQUE AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.