COPA BRASIL LOTERIAS CAIXA DE MARCHA ATLETICA
#somosatletismo #brasil

EM VITÓRIA, ESPÍRITO SANTO

Copa Brasil de Marcha abre calendário nacional de ano olímpico


Assessoria de Comunicação

16 de fevereiro



Bragança Paulista – A Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, que abre a temporada nacional da especialidade, será disputada a partir das 6 horas deste domingo (18/2), em Vitória (ES), num circuito de 1 km na Mata da Praia. As 12 provas do programa terão transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição servirá de qualificação para o Sul-Americano de Marcha, que será realizado no dia 10 de março, na Arena Pernambuco, em Recife (PE).

A competição abre também a corrida de 2024 pelos índices olímpicos e para o Ranking por Pontos para os Jogos de Paris, em agosto. Dois dos inscritos no evento capixaba já estão qualificados para a Olimpíada: Caio Bonfim (CASO-DF) e Viviane Santana Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG), ambos nos 20 km. A outra qualificada é Érica Sena (Pinheiros-SP), que mora em Cuenca, no Equador, e não participará da Copa Brasil - visa os GPs da Europa, preparatórios para os Jogos.

Caio tentará o seu 13º título da categoria adulta da competição, uma verdadeira façanha. Medalha de bronze no Mundial de Budapeste, na Hungria, no ano passado, e eleito o melhor do atletismo de 2023 no Prêmio Brasil Olímpico do COB, ele está confirmado nos 20 km. “O importante é começar bem a temporada e ter consistência”, disse o brasiliense de 32 anos, recordista brasileiro com 1:17:47.

Para o treinador e pai de Caio, João Sena, o marchador pretende ter um ano bem competitivo. “Ele disputa a Copa Brasil, de olho no Sul-Americano, que dará vaga para o Mundial por Equipes de Antalya, na Turquia. Depois vai para o GP de Rio Maior, dia 11 de maio, em Portugal, e para o GP de La Coruña, dia 18 de maio, na Espanha. Temos ainda o Troféu Brasil, de 27 a 30 de junho”, informou.

Os principais adversários de Caio serão Lucas Mazzo seu companheiro de treinamento do CASO, em Sobradinho; Matheus Gabriel Correa e Paulo Henrique Ribeiro, ambos da AABLU-SC. Caio, Lucas e Matheus representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021.

Nos 20 km, categoria feminina, Viviane Lyra, campeã do ano passado dos 35 km, medirá forças com Gabriela Muniz (CASO-DF), ouro em 2023 na distância. “Vamos focar uma prova de cada vez, já estou classificada para o Sul-Americano pelo ranking e empolgada para disputar a Mundial de Marcha por Equipes. Também faremos algumas provas na Europa como preparação para os Jogos Olímpicos, que será o grande objetivo do ano”, disse a atleta carioca de 30 anos, treinada por Luís Paulo Ferreira Porto e que tem 1:28:36 como recorde pessoal.

Já a brasiliense Gabriela Muniz comemora o início de mais uma temporada. “Estou ansiosa pra voltar a competir. Ainda estou afiando os treinos, me recuperando de uma lesão na posterior vinda do ano passado”, informou a marchadora de 21 anos, orientada por Gianetti Bonfim. “Mas vamos com tudo para brigar por mais esse título.”

As 12 provas previstas para domingo serão realizadas em um circuito na Av. Dante Michelini, 2.400 - Quiosque 07, na Mata da Praia, com a oportunidade de o público conhecer gratuitamente a tradicional especialidade olímpica.

Na programação do evento estão previstas duas provas reservadas para marchadores Sub-12 e Sub-14, chamadas de Festival. O Sub-12 masculino e feminino terá um percurso 0,5 km, enquanto os atletas do Sub-14, também nos dois gêneros, enfrentarão 1 km.

O programa horário da competição é o seguinte:
5:50 - Cerimônia de abertura
6:00 - 35 km Feminino Adulto
6:05 - 35 km Masculino Adulto
6:10 - 20 km Feminino Adulto
6:15 - 20 km Masculino Adulto
7:45 - 10 km Feminino Sub-20
7:55 - 10 km Masculino Sub-20
8:10 - 10 km Masculino Sub-18
8:40 - Festival 0,5 km Feminino/Masculino Sub-12
9:30 - 5 km Feminino Sub-18
9:35 - 5 km Masculino Sub-16
10:10 - Festival de 1 km Feminino/Masculino Sub-14
10:20 - 3 km Feminino Sub-16

A Copa Brasil é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e apoio do Governo do Estado do Espírito Santo, da Secretaria de Esportes e Laser da Prefeitura de Vitória e da Federação Capixaba de Atletismo.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.