Copa Brasil de Cross Country – Edição 2023
#somosatletismo #brasil

COPA BRASIL

Mirelle Leite, da etnia Xukuru, atração no cross


Assessoria de Comunicação

5 de dezembro



Bragança Paulista – A pernambucana Mirelle Leite da Silva, de 20 anos, da etnia indígena Xukuru, atleta da Associação de Apoio as Pessoas com Deficiências (AAPD-PE), fez uma preparação especial para a Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Country, que será disputada no dia 11 de dezembro, em Bragança Paulista (SP), com entrada gratuita para o público e transmissão pelo Canal do YouTube da CBAt, eleita a melhor do mundo de 2022 pela World Athletics. 

O evento será disputado em terreno do Empreendimento Innova, ao lado do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), na Estrada Antônio Franco de Lima, bairro do Campo Novo (acesso pelo km 55 da Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira). 

Mirelle está desde o dia 31 de outubro em seu primeiro camping de altitude da carreira, na cidade de Paipa, na Colômbia, que fica a 2.500 metros em relação ao nível do mar. “Estou muito satisfeita com minha primeira experiência. Não me senti muito bem nas primeiras semanas, mas agora estou conseguindo me adaptar e encaixar os treinos”, comentou Mirelle, campeã brasileira (10:43:38) e sul-americana sub-23 (10:32:79), nos 3.000 m com obstáculos.

“É muito diferente do que eu fazia na minha cidade, em Pesqueira. A estrutura aqui é muito boa para treinar. Estou em uma nova fase de adaptação, de treino, muita coisa nova. Está sendo uma grande experiência. Estou muito confiante e espero trazer bons resultados para o Brasil”, disse Mirelle, que volta de Paipa nesta terça-feira (6/12).

Uma das mais premiadas atletas da nova geração, nascida no dia 11 de março de 2002, em Pesqueira, ela deixou a aldeia em consequência de um conflito na tribo, que causou uma divisão, levando uma parte à expulsão da reserva. Ela teve o pai assassinado e, como a mais velha de uma família de nove irmãos, assumiu a responsabilidade de cuidar dos mais novos, enquanto sua mãe trabalhava de diarista para levar alimento para casa.

Quando já estava próxima de atingir resultados de destaque no nível nacional, aos 15 anos, Mirelle engravidou e interrompeu sua promissora carreira. Uma situação que era ruim piorou, mas mostrando a força guerreira de seu povo reiniciou sua carreira após o nascimento de Lucas Gabriel.

“Comecei a praticar o atletismo quando eu tinha 12 anos. Vi que algumas meninas ganhavam algum dinheiro nas corridas e então decidi participar também. Em pouco tempo eu já demonstrava qualidades, vencendo alguns Campeonatos Pernambucanos e Jogos Escolares regionais. Passei por momentos bem difíceis, como na gravidez, mas nunca deixei de acreditar em mim e de pensar em voltar a competir”, contou Mirelle.

O esporte passou a ser o seu ganha pão. “O atletismo significa muitas coisas boas, me proporcionou uma vida melhor. Quero dar uma vida melhor para a minha mãe e o meu filho no aspecto pessoal e poder treinar bem, ficar entre as melhores no esportivo”, concluiu a atleta, que foi contemplada pelo Programa Bolsa Atleta Estadual de Pernambuco e pretende cursar Educação Física na Uninassau, parceira de sua equipe, a AAPD.

Na Copa Brasil Loterias Caixa de Cross Contry, as provas serão disputadas na sua totalidade em terreno batido e dependendo das condições climáticas com muito barro. A competição indicará os qualificados para o Campeonato Sul-Americano de Poços de Caldas (MG), no dia 22 de janeiro.

O programa horário da competição:

7:00 - 10 km Feminino Adulto
8:00 - 10 km Masculino Adulto
9.00 – 6 km Masculino/Feminino (avulsos)
10:00 - Cerimônia de Abertura
10:10 - 8 km Masculino Sub-20
10:50 - 6 km Feminino Sub-20
11:40 - 6 km Masculino Sub-18
12:10 - 4 km Feminino Sub-18
13:00 – 2 km Feminino Adulto *
13:10 – 2 km Masculino Adulto*

*Provas seletivas para compor o revezamento 4x2.000 m misto para o Sul-Americano.

Mais informações CLIQUE AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.