CAMPEONATOS BRASILEIROS LOTERIAS CAIXA SUB-23 DE ATLETISMO
#somosatletismo #brasil

BRASILEIRO SUB-23

Vida Aurora e Erik Cardoso: os campeões dos 100 m


Assessoria de Comunicação

16 de setembro



Cuiabá - A definição dos 100 m, a prova mais rápida do atletismo, com vitória de Vida Aurora Caetano e Erik Cardoso, foi o destaque no primeiro dia de disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-23, nesta sexta-feira (16/9), em Cuiabá, no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso. A competição prossegue até domingo (18/9), com transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e entrada franca para o público.

Vida Aurora Caetano (Tornado-DF) foi a campeã dos 100 m com 11.72 (-0.6). Letícia Maria Nonato Lima (CT-Maranhão-MA) conquistou a medalha de prata (11.85) e Sabrina da Silva Costa (CORGAMA-DF) e de bronze (11.87).

"É meu segundo título brasileiro Sub-23 - fui campeã em 2020, mas no ano passado eu não me sentia eu mesma. Esta vitória foi bem importante porque foi só a minha segunda competição este ano. E sei que quando a gente trabalha duro as coisas saem", disse Vida que agora disputará o Sul-Americano Sub-23 de Atletismo de Cascavel, Paraná, de 29 de setembro e 1 de outubro. Vida treina com o pai Manuel Evaristo.

Erik Cardoso (SESI-SP) conquistou a medalha de ouro e o tempo de 10.18 (-1.2) para tornar-se bicampeão brasileiro sub-23. Renan Galina (AA Maringá-PR) levou a medalha de prata (10.32) e Lucas Rodrigues da Silva (Equipe Medex-RJ) a de bronze (10.39). "Sou grato pela corrida. Tenho treinado bem e agradeço a Deus pela prova. Sei que poderia ter sido mais rápido, mas vamos buscar melhorar a marca no Sul-Americano", disse Erik que vai analisar a sua corrida com o treinador Darci Ferreira da Silva. 

Erik é o recordista do campeonato, brasileiro e sul-americano sub-23 da prova com a marca de 10.01 estabelecida em 2021, em Bragança Paulista.

Além do Sul-Americano Sub-23 de Atletismo, Erik vai competir nos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022, com a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB). "Só depois dos Jogos é que a temporada acaba e aí vamos pensar em fazer um bom ano em 2023 já pensando na Olimpíada de Paris, em 2024", completou Erik.

O primeiro pódio da competição foi no lançamento do martelo. O paranaense de Campo Mourão João Carlos Percegona de Souza (FECAM/ASSERCAM-PR) venceu a prova com 58,82 m, seguido por Marcos Lopes (APCEF-MG), medalha de prata, com 53,75 m, e João Pereira da Silva (Projeto Atletismo Campeão-PE), com 53,35 m.

"Eu fiz uma prova controlada. Estava preocupado em me preparar para as próximas competições", disse João que vai competir nos Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília - sua prova será no dia 21, terça-feira -, e o Campeonato Sul-Americano Sub-23 de Atletismo de Cascavel, de 29 de setembro e 1 de outubro. João treina atletismo desde 2015, descoberto pelo treinador Sidmar Andrigheto Gielow.

No lançamento do martelo feminino, a vitória foi de Tânia da Silva (Sogipa-RS) com 56,95 m, com Beatriz Moreira (AD São Bernardo) em segundo (52,33 m) e Ana Clara dos Santos (Paranavaí-PR) em terceiro (50,47 m).

Na cerimônia de abertura o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos disse que "este é a primeiro Brasileiro realizado no Estado do Mato Grosso", agradeceu ao Governo do Estado, à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e à Federação de Atletismo do Mato Grosso (FECAT). O secretário de Esportes e Cultura Jefferson Neves falou do prazer de receber a competição no Estado.

O Brasileiro Sub-23 reúne 656 participantes (240 no feminino e 416 no masculino), de 119 clubes, representando 25 Estados e o Distrito Federal.

SERVIÇO – A entrada para o público no Centro Oficial de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso é gratuita e a instalação esportiva fica na Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367, Bairro Boa Esperança, em Cuiabá. A competição terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da CBAt.

Para todos os resultados e mais informações CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.