Bragança Paulista – O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo reunirá neste sábado (4/9) e domingo (5/9), no Estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), os atletas com potencial de brilhar nas próximas competições internacionais, como o Mundial do Oregon-2022, Pan-Americano de Santiago-2023 e Jogos Olímpicos de Paris-2024, entre outras. Sem público, o torneio terá transmissão pelo Canal Atletismo e Canal Olímpico do Brasil (plataforma streaming da TVNSports).
O torneio reunirá atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal e definirá os representantes do País para o Campeonato Sul-Americano da categoria, remarcado para Guayaquil, no Equador, nos dias 16 e 17 de outubro. Serão convocados os dois primeiros colocados nas provas individuais no Ranking Brasileiro da categoria, entre 1 de dezembro de 2020 e 5 de setembro de 2021.
Os fãs do atletismo poderão acompanhar a transmissão ao vivo da competição pela plataforma streaming do Canal Atletismo e do Canal Olímpico da TVNSports.
O grande objetivo dos atletas é realmente garantir participação no Sul-Americano. “A intenção é competir em Bragança da melhor forma possível, melhorar as marcas e sair com o título”, disse Erik Felipe Cardoso (SESI-SP), inscrito nos 100 m e 200 m e nos revezamentos 4x100 m e 4x400 m, e líder dos 100 m da categoria, com 10.30 (-1.0).
Outra atração é Gabriel Luiz Boza (APA-SP), líder do ranking do salto em distância, com 7,90 m (1.4), que ficou em quarto lugar no Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. “Estou bem animado para o Brasileiro. O objetivo é garantir vaga no Sul-Americano, que será um desafio muito grande, por ser uma categoria acima da minha”, lembrou Gabriel, de 18 anos. “Mas sempre dou o meu melhor e o resultado vem. Tenho várias experiências competindo com atletas mais velhos, então usarei isso no Sul-Americano.”
A competição também terá três atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio (Lucas Vilar, João Falcão e Matheus Correa), além de 17 que disputaram o Mundial Sub-20 de Nairóbi, em agosto. Com tudo isso, o torneio promete ser bem disputado.
Outros destaques são atletas que têm mostrado regularidade como o pernambucano José Fernando Ferreira Santos, o Baloteli, do Atletismo Campeão-PE, no decatlo; Luiz Maurício Dias da Silva (UFJF-MG), no dardo; Tainara Gonçalves de Abreu (ASA Sorriso-MT), nas barreiras; entre muitos outros.
No ano passado, o Brasileiro Sub-23 foi realizado nos dias 17 e 18 de dezembro, também em Bragança Paulista. A Orcampi, de Campinas, foi campeã, com 213 pontos na classificação geral. Foi campeã também da categoria feminina, com 147 pontos, e terminou em terceiro lugar na masculina, com 66.
O Projeto Atletismo Campeão, com bases em várias cidades de Pernambuco, foi vice-campeão no geral, com 174 pontos, no masculino (71) e no feminino (103). Já o SESI-SP venceu a categoria masculina, com 116 pontos, ficando em terceiro no geral, com 146 pontos.
“Este ano vamos com uma equipe pequena, sem a Tiffani Marinho, que descansou depois da Olimpíada de Tóquio e volta na segunda-feira aos treinos”, disse Evandro Lazari, da Orcampi. “A atração será a Isabel Demarco de Quadros, do salto com vara.”
Sem a presença de público, a competição seguirá todos os protocolos determinados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras, a utilização de álcool em gel e o distanciamento social, além da medição da temperatura corporal na entrada do Centro Nacional.
No Brasileiro Sub-23, haverá a campanha de doação de alimentos e como sugestão é indicado a entrega de 1 kg de produto não perecível, que será destinado a Associação Beneficente de Estudos Espíritas Léon Denis, da cidade de Piracaia, distante 27 km de Bragança Paulista.
A CBAt fará campanha também da coleta seletiva e a reciclagem de resíduos nos dois dias de competição. A ação, adotada em todos os torneios, busca a melhoria de qualidade de vida para todos que têm contato com a natureza e o meio ambiente. Uma empresa contratada dará um certificado com detalhes sobre tudo o que for produzido e recolhido nas instalações do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo.
A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) atuará em estande para orientar atletas e treinadores sobre o controle de dopagem. Como o exame é feito, quais são os canais de comunicação que os atletas e treinadores podem usar para se informar sobre o #jogolimpo estão entre as informações que serão passadas pela ABCD.
A competição começa às 8 horas de sábado, com a final dos 10.000 m feminino, e termina com os 1.500 m do decatlo, às 17 horas de domingo. As eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m estão marcadas para este sábado.
Mais informações como a lista de participantes, histórico e programa-horário poderão ser acessados: CLIQUE AQUI
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.