Bragança Paulista – Além das tentativas de índices para o Mundial de Cáli e de buscar a qualificação para o Campeonato Pan-Americano – os campeões das provas individuais garantem vaga -, a expectativa é de muita disputa pelo título por equipes do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, que será realizado de sexta-feira (22/4) a domingo (24/4) no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo, com entrada franca para o público e transmissão ao vivo pelo YouTube.
A AD Centro Olímpico, com grande tradição na revelação de valores, foi a campeã no feminino e no geral na edição do ano passado, disputada em Bragança Paulista. Com 38 atletas inscritos, a equipe surge novamente como uma das favoritas. "Teremos uma equipe numerosa por termos a vantagem de estar em casa", comentou o treinador Victor Fernandes. "Vamos aproveitar para dar a oportunidade de competição para os atletas mais jovens. O objetivo é ficar entre as melhores do Brasil, com foco entre as três primeiras na classificação."
Um dos destaques do atual campeão brasileiro é Letícia Quingostas de Oliveira, eleita a melhor atleta feminina da competição do ano passado. Qualificada para o Mundial Sub-20 de Cáli, de 1 a 6 de agosto, ela disputará os 400 m rasos, os 400 m com barreiras e os revezamentos.
Outra potência da revelação de atletas é a Orcampi, de Campinas, que em 2021 foi vice-campeã no masculino e terceira colocada no geral – foi campeã em 2020. A equipe contará com 34 atletas no evento. "Teremos uma equipe forte e competitiva. Contamos com o bom desempenho de todos os atletas e a meta é ficar entre as três primeiras colocadas", disse o treinador Alex Sandro de Jesus Lopes. "Teremos uma equipe completa, com atletas em praticamente todas as provas. Acreditamos num bom resultado."
Vinícius de Carvalho Alves está entre os destaques do clube. Qualificado para o Mundial nos 3.000 m com obstáculos, ele disputará também os 3.000 m rasos.
Campeão no masculino, terceiro colocado no feminino e vice-campeão no geral do ano passado, o CASO-DF tem o objetivo de ficar entre os cinco primeiros. "Vamos com uma boa equipe e nossos atletas estão bem preparados para a competição", comentou o treinador João Sena, que inscreveu 17 representantes.
Vinícius Moura Galeno foi eleito o melhor atleta de 2021 no masculino ao vencer os 200 m e 400 m em Bragança Paulista, com direito a índice para o Mundial de Nairóbi, no Quênia, disputado no ano passado. O atleta também está na seleção brasileira que vai aos Jogos Sul-Americanos da Juventude, cujo torneio de atletismo será disputado entre os dias 5 e 8 de maio, na cidade de Rosário, Argentina. A delegação é de responsabilidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Outra equipe competitiva é o IPEC, de Londrina (PR), que foi vice-campeão do feminino e quarto colocado no geral na edição passada. Com 35 atletas inscritos, o treinador Gilberto Miranda comemora bons resultados na formação no atletismo. "O nosso trabalho de base é referência no Brasil há alguns anos. O ano está começando e temos muito a evoluir, vamos seguir trabalhando firmes para buscar mais resultados bons para Londrina e o Brasil", observou o treinador.
O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 recebeu a inscrição de 723 atletas de 119 clubes, representando 23 Estados e o Distrito Federal.
Mais informações como participantes e programa-horário CLIQUE AQUI
Serviço - A competição reunirá os melhores atletas do País da categoria até 19 anos, terá entrada gratuita para o público nas instalações da Prefeitura Municipal de São Paulo e transmissão ao vivo pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Centro Olímpico tem acesso pela Rua Pedro de Toledo, 1.651. A CBAt sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível que será destinada uma instituição.
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.