Aracaju – O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que será realizado desta sexta-feira a domingo (11 a 13/8), na pista da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), não será apenas uma competição entre atletas. Muitos clubes formadores vão brigar pelo título de campeão geral, masculino e feminino. A competição terá entrada gratuita para o público (Av. Murilo Dantas, 300 – Farolândia) e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil pelo YouTube da CBAt.
No ano passado, em Bragança Paulista (SP), o IPEC de Londrina (PR) foi o campeão, somando 167,5 pontos, seguido de bons resultados da AD Centro Olímpico (SP) e da Orcampi, de Campinas (SP). Agora, em 2023, o IPEC terá uma equipe menor na capital sergipana. Será representado por 16 atletas, com destaque para Luís Felipe Abílio, no lançamento do martelo, e Letícia Evelyn Lopes, nos 200 m, ambos líderes do Ranking Brasileiro da categoria. Além deles, Matheus Gama também chama a atenção nos 200 m (vice-líder do ranking).
“A equipe campeã de 2022 priorizará a participação de atletas mais bem ranqueados em 2023. A expectativa está voltada para resultados individuais dos principais atletas da equipe”, comentou o treinador Gilberto Miranda.
A AD Centro Olímpico inscreveu 26 atletas na competição, com vários destaques. Um deles é Gustavo Almeida da Silva, primeiro colocado no ranking dos 2.000 m com obstáculos, com 6:06.55. “Nossa comissão técnica está feliz por estarmos indo para esse Campeonato Brasileiro com uma equipe formada por atletas experientes em quase todos os grupos de provas”, disse Alexandre Moratto. “Acredito que temos boas possibilidades de estar entre as melhores equipes do País.”
A Orcampi também terá um grupo forte, formado por 17 atletas, com destaque para Victor Elias dos Santos (110 m barreiras), Henrique Rodrigues Pinto (decatlo) e Cael do Nascimento Lima (2.000 m com obstáculos e 3.000 m). “Vamos com uma boa equipe. O objetivo é sempre lutar para ficar entre os primeiros. A Orcampi pretende ficar entre as cinco melhores equipes, talvez entre as três”, comentou o treinador Alex Sandro Lopes.
O Campeonato Brasileiro, que recebeu a inscrição de 643 atletas, de 136 clubes e associações de 22 Estados e do Distrito Federal, será realizado pela primeira vez em Aracaju. O primeiro dia de competição será aberto com a disputa dos 100 m do decatlo. Ao todo, serão feitas oito finais nesta sexta-feira: martelo, 1.500 m e 100 m no masculino e feminino, além do peso e da vara no masculino.
Dentre os destaques individuais também estão Amanda Miranda da Silva (PM Cianorte-PR), Grazielly Kamilly Sena (Fundacte-SP) e Carlos Eduardo Domingos (Centro Olímpico-SP), que representaram o Brasil no Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, na cidade de Mayagüez, em Porto Rico. A competição foi encerrada no domingo (6/8).
Mais informações, como lista de inscritos e programa horário, acesse o minisite da competição, com chamada na home do site da CBAt. CLIQUE AQUI
O Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEEL), apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e da Federação Sergipana de Atletismo (FSAt).
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.