Bragança Paulista – A nova geração feminina do atletismo brasileiro com Júlia Ribeiro (IPEC-PR), Amanda Miranda da Silva (Geração Atletismo Cianorte-PR) e Natália Campregher (Jaraguá do Sul-SC), que integraram a seleção brasileira na disputa do Mundial Sub-20 de Cáli, Colômbia, no início de agosto, compete no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 Interclubes de Atletismo, desta sexta-feira (19/8) a domingo (21/8), em Bragança Paulista, São Paulo.
Os fãs de esporte poderão conhecer os grandes nomes do futuro do atletismo no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA), sem a necessidade de ingresso - entrada pela Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, km 55 (há obras de duplicação na estrada e o cuidado deve ser redobrado devido a interdições e ao controle de fluxo de trânsito). Os três dias de disputas terão transmissão ao vivo pelo Youtube e TikTok da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 8 horas de sexta-feira, com os 100 m do decatlo.
Júlia Ribeiro, de 17 anos, está inscrita nas provas dos 200 m, 400 m e 4x400 m misto da competição. “Estou recuperada do Mundial e ainda mais confiante”, disse a atleta nascida em Londrina e treinada pelo professor Gilberto Miranda. “Vou buscar minhas melhores marcas em ambas as provas e atrás de minha qualificação para o Sul-Americano Sub-18. A expectativa é alta, os treinos estão muito bons e me sinto muito preparada”, concluiu a ganhadora da medalha de ouro nos 400 m nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, Argentina, e atual campeã brasileira sub-20.
Paranaense de Cianorte, Amanda tem 16 anos e disputará os 400 m, os 400 m com barreiras e o revezamento misto. “Fiz alguns ajustes técnicos após o Mundial e vou para o Brasileiro para dar o meu melhor. Retomei bem os treinos. A meta é conseguir ir para o Sul-Americano de São Paulo”, disse a atleta treinada por Tamires Aparecida dos Santos, e campeã brasileira sub-20 dos 400 m com barreiras.
Já Natália, de 17 anos, treina em Jaraguá do Sul (SC), com Cleberson Jorge Wagner e está inscrita nos 100 m, 100 m com barreiras e revezamento misto. “Voltei muito bem do Mundial de Cáli e meus treinos estão muito bons”, comentou a catarinense. “Espero melhorar minhas marcas e, quem sabe, ser campeã nas minhas duas provas individuais.”
O Brasileiro de Atletismo Sub-18 recebeu a inscrição de 141 clubes, num total de 804 atletas, representando 18 Estados e o Distrito Federal. A competição classificará todos os campeões em provas individuais para o Sul-Americano Sub-18, que será realizado 9 a 11 de setembro, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O segundo representante brasileiro será indicado pelo ranking nacional da categoria.
A realização do Congresso Técnico Virtual do evento, que substitui o tradicional Congresso Técnico presencial, será feita pela plataforma Microsoft Teams, da CBAt, nesta quinta-feira (18/8), a partir das 15 horas de Brasília. O link foi enviado a todos os inscritos. Na oportunidade, os clubes deverão confirmar a participação de seus atletas.
No ano passado, AD Centro Olímpico foi a campeã brasileira sub-18, somando 137 pontos nos três dias de competição. Foi o sexto título da equipe na categoria. A APCEF-MG foi a segunda colocada, com 116 pontos, e o IPEC-PR, o terceiro, com 111 pontos, seguidos por Corville-SC (79) e CASO-DF (75).
Mais informações sobre a competição como programa horário e participantes CLIQUE AQUI
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. VEJA AQUI
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.