Campeonato Brasileiro Sub-18
#somosatletismo #brasil

SUB-18

Atletismo celebra Brasileiro Loterias Caixa


Assessoria de Comunicação

26 de agosto



Bragança Paulista – Com a disputa de 10 finais – uma pela manhã e nove à tarde  –, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 será disputado a partir desta sexta-feira (27/8) até domingo (29/8), no Estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, em São Paulo. A competição reunirá atletas de 132 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal, numa verdadeira celebração da formação de jovens esportistas, com transmissão do Canal Atletismo da TVNSports.

O encontro da nova geração servirá para definir os atletas que serão convocados para representar o País no Campeonato Sul-Americano da categoria, previsto para os dias 25 e 26 de setembro, na cidade de Encarnación, no Paraguai. Pelos critérios definidos pela CBAt, serão chamados os dois primeiros colocados no Ranking Brasileiro para as provas individuais no período de 1º de outubro de 2020 a 29 de agosto de 2021.

A competição não terá a presença de público, por causa das restrições causadas pela pandemia, mas os fãs do atletismo poderão acompanhar as disputas pelo Canal Atletismo da TVNSports, pelo link CLIQUE AQUI

Na parte da manhã, que começa às 8 horas, sem a presença de público, por causa das restrições sanitárias, será disputada a final do salto com vara, no feminino, a partir das 9:30. À tarde, a partir das 14:15, estão previstas as finais do salto com vara masculino, do lançamento do martelo, dos 100 m, dos 1.500 m no masculino e feminino, além do arremesso do peso e do salto em distância, no masculino.

A Orcampi, de Campinas (SP), atual campeã, está pronta para brigar pelo segundo título consecutivo da competição. “Temos uma equipe grande, com 32 atletas, com chances de brigar por uma boa qualificação”, disse o treinador Evandro Lazari. Ele destaca Isadora de Souza Sorriano, nos 100 m e 200 m, Fernanda Carvalho Nori, nos 100 m com barreiras e heptatlo, Bruno Diego Oliveira do Prado, nos 2.000 m com obstáculos, e Marcela Cocenza Marinelli, também nos 2.000 m com obstáculos. “O objetivo é fazer uma grande apresentação e conseguir uma boa colocação”, comentou Evandro.

A equipe do Centro Olímpico, que compete em casa e tem 31 atletas inscritos, também deverá fazer uma boa apresentação. “A base da nossa equipe são as meninas e pretendemos nos manter entre as três primeiras no geral”, comentou o treinador Alexandre Moratto. Os destaques do clube paulistano são Júlia Calabretti, líder do ranking no salto com vara, Vanessa Sena, primeira no salto em distância e nos 200 m, e Letícia Quingostas, líder nos 400 m com barreiras e nos 400 m. “No masculino, Aurélio Miguel de Souza Leite é líder no salto com vara, e Davi Sávio é o primeiro no salto em distância”, completou Alexandre Moratto.

Outra equipe forte é o IPEC, de Londrina, do Paraná, campeão da edição de 2019 do torneio, em Porto Alegre (RS), que tem 28 inscritos. O grande nome é Gabriela de Freitas Tardivo, primeira colocada no Ranking Brasileiro dos 2.000 m com obstáculos e dos 1.500 m. Além disso, ela está qualificada para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 do Chile, nos 3.000 m com obstáculos e nos 3.000 m, em outubro. Tem também a paulista Julia Barbosa, bicampeã do lançamento do disco.

Na edição de 2020, a Orcampi somou 150 pontos na classificação geral, ficando em 1º lugar no masculino, com 62 pontos, e na 2ª colocação no feminino, com 88, empatada como o IPEC-PR. O Centro Olímpico-SP foi vice-campeão no geral, com 135 pontos, e campeão do feminino, com 109. O pódio no feminino teve CASO-DF, com 110, em segundo lugar, seguido do IPEC-PR, com 101.

Durante a realização do Campeonato Brasileiro, que seguirá todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias por causa da pandemia, a CBAt realizará campanha de arrecadação de alimentos, sugerindo a doação de 1 kg de produtos não perecíveis.

As doações serão recebidas na tenda de aferição de temperatura da Prevent Senior. A entidade a ser beneficiada será a Associação Casa Madre Teodora dos Idosos, de São Paulo.

E como ocorreu no Troféu Brasil, em junho, a CBAt também continuará com a coleta seletiva de lixo, com receptores para recicláveis e orgânicos. Uma empresa especializada vai controlar a separação do lixo e fazer um certificado informando o quanto e o que foi produzido nos três dias de competições.

Mais informações como programa horário, histórico e atletas participantes podem ser acessadas no hotsite da competição: CLIQUE AQUI

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).

A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Patrocínio

Apoio

Apoio

Apoio Institucional

Realização

Apoio Institucional