Bragança Paulista – A Orcampi, de Campinas (SP), atual campeã do Brasileiro Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, está pronta para brigar pelo segundo título consecutivo da competição, a partir de sexta-feira (27/8) até domingo (29/8), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo (SP).
“Temos uma equipe grande, com 32 atletas, com chances de brigar por uma boa qualificação”, disse o treinador Evandro Lazari. Ele destaca Isadora de Souza Sorriano, nos 100 m e 200 m, Fernanda Carvalho Nori, nos 100 m com barreiras e heptatlo, Bruno Diego Oliveira do Prado, nos 2.000 m com obstáculos, e Marcela Cocenza Marinelli, também nos 2.000 m com obstáculos. “O objetivo é fazer uma grande apresentação e conseguir uma boa colocação”, comentou Evandro.
O grande adversário do clube de Campinas deve ser o Centro Olímpico, que compete em casa, e tem 31 atletas inscritos. “A base da nossa equipe continua sendo as meninas e pretendemos nos manter entre as três primeiras no geral”, comentou o treinador Alexandre Morato. “Nossos destaques no feminino são Júlia Calabretti, líder do ranking salto com vara, Vanessa Sena, primeira no salto em distância e 200 m, e Letícia Quingostas, líder nos 400 m com barreiras e nos 400m rasos”, lembrou. “No masculino, Aurélio Miguel de Souza Leite é líder no salto com vara, e Davi Sávio é o primeiro no salto em distância”, completou o treinador. “Competir em casa, com certeza, ajudará os nossos atletas.”
Outra equipe forte é o IPEC, de Londrina, do Paraná, campeão da edição de 2019 do torneio, em Porto Alegre (RS), que tem 28 atletas inscritos. O grande nome é Gabriela de Freitas Tardivo, primeira colocada no Ranking Brasileiro dos 2.000 m com obstáculos e dos 1.500 m. Além disso, ela está qualificada para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 do Chile, nos 3.000 m com obstáculos e nos 3.000 m, em outubro.
Na edição de 2020, realizada em dezembro, em Bragança Paulista, a Orcampi somou 150 pontos na classificação geral, ficando em 1º lugar no masculino, com 62 pontos, e na 2ª colocação no feminino, com 88, empatada como o IPEC-PR. O Centro Olímpico-SP foi vice-campeão no geral, com 135 pontos, e campeão do feminino, com 109. O pódio no feminino teve CASO-DF, com 110, em segundo lugar, seguido do IPEC-PR, com 101.
A Sessão Informativa Virtual, que confirmará todos os atletas inscritos, será realizada às 15 horas de quinta-feira (26/8) via plataforma zoom.
Durante a realização do Campeonato Brasileiro, que seguirá todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias por causa da pandemia, a CBAt realizará campanha de arrecadação de alimentos, sugerindo a doação de 1 kg de produtos não perecíveis.
As doações serão recebidas na tenda de aferição de temperatura da Prevent Senior. A entidade a ser beneficiada será a Associação Casa Madre Teodora dos Idosos, de São Paulo.
E como ocorreu no Troféu Brasil, em junho, a CBAt também continuará com a coleta seletiva de lixo, com receptores para recicláveis e orgânicos. Uma empresa especializada vai controlar a separação do lixo e fazer um certificado informando o quanto e o que foi produzido nos três dias de competições.
Mais informações: https://www.cbat.org.br/novo/competicoes/brasileiro_sub18/2021/
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) que desenvolve o Programa de Formação de Atletas juntamente aos clubes integrados e ENADs (https://cbclubes.org.br/).
A NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro para a saúde integral dos atletas e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.